segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Resumao da Semana Passada

Hallo!

A última semana foi bem corrida! Trabalho, casa nova (quarto novo), última semana do curso e visita no final de semana.

Trabalhei todos os dias da semana, sendo que na sexta-feira saí depois das 02:00h da manha do trabalho. Nos outros dias é mais tranquilo, saio por volta das 22h. É bem cansativo, mas divertido. Fui muito bem recebido por todas as pessoas, sempre muito atenciosas e prestativas. Me viro na mímica, às vezes falando alemao ou inglês, mas tudo funciona. A falta de conhecimento da lingua nao impede que eu possa desempenhar minhas tarefas de acordo. Já ganhei até apelido, "Chapolino" (eles falam 'Tiapolino'), só nao descobri ainda o motivo, mas "tá" na boa.
Durante a semana o gerente me chamou na sala dele para que eu o ajudasse a traduzir um documento em português. Ele tentava falar as palavras em português sem sucesso algum. Subitamente ele me falou em inglês, "Poxa, português é mais difícil do que chinês!!!". Os germânicos realmente têm dificuldades para falar a nossa língua.

O apartamento novo é legal. Pequeno, mas confortável. Comprei roupas de cama, um cobertor, dois travesseiros, que na verdade sao almofadas, pois eles nao têm travesseiros como os nossos aí no Brasil. Cada travesseiro tem 80x80cm. Eles só usam o lencol para cobrir o colchao. As fronhas fazem conjunto com a capa do edredon e o lencol para cobrir o colchao temos que comprar separado.
No quarto há um armário, uma escrivaninha com cadeira, um abajur, uma cama e umas prateleiras. Tenho uma sacada grande que divido com o outro cara que está morando comigo.
As pessoas costumam tirar os sapatos ao entrar em casa e vestem pantufas. Acho que é para nao estragar o piso, que é laminado na maioria dos apartamentos. Vemos muitos sapatos e tênis do lado de fora dos apartamentos, junto às portas.

Meu curso acabou na sexta-feira. Já estamos no período de recesso ou férias e muitas escolas, faculdades, lojas e restaurantes só voltam a abrir depois da segunda quinzena de setembro. Meu novo curso comecará dia 21 de setembro e terminará dia 17 de dezembro. Aulas diárias, 3 horas por dia no turno da manha.
Acho que no fim do ano vou estar com meu alemao bem melhor, assim espero, apesar de às vezes eu pensar que é quase impossível aprender. Na verdade eu sei que eu estou aprendendo, claro, mas por exemplo muitas pessoas falam no dialeto local e, se é difícil enteder o que te dizem no alemao "padrao", imaginem quando eles "puxam" o dialeto. Aí sai fumaca da minha cabeca... meu cérebro entra em parafuso!

Recebi a visita do Francis, um ex colega meu de trabalho, nesse final de semana. Foi bom, pude praticar um pouco de português, mas já misturando inglês e alemao junto... algumas palavras saem automaticamente em outra língua. Acordei no sábado, e vi que ele estava tentando abrir a porta da sacada e falei "Guten Morgen! What are you doing there?". Ele me olhou e comecamos a rir. Ele estava tentando abrir a porta da sacada para sentar lá e tomar um café...

Fomos à uma festa de vinho no sábado numa cidadezinha perto daqui. No verao é comum termos essas festas. Cada final de semana uma cidadezinha organiza a festa e vende os seus produtos: vinhos e cervejas artesanais, comidas doces e salgadas. Meu amigo bebeu todas e eu comi tudo o que foi possível lá. Tinha uma espécie de "cueca virada" muito boa. Existe outro nome para cueca virada?? Comi também uma salsicha com curry e pao preto bem bom. Depois, pegamos um ônibus e voltamos para casa.

Bom, paro por aqui agora.
Volto em breve.
Boa semana a todos.

Tschüss!
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário