terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um mês!

Hallo!

Bom, nao poderia deixar de escrever hoje, o dia que completa um mês que estou aqui.
Muitas coisas diferentes, algumas engracadas, outras estranhas, mas tudo novo, tudo legal.

Nao comentei nada sobre a minha mudanca pois na verdade eu nao me mudei ainda. Recebi apenas ontem o contrato, pelo correio, para assinar. Postei de volta o documento hoje, assinado, e fiz o depósito da caucao e dos dias correspondentes ao mês de agosto que utilizarei o apartamento. Farei minha mudanca (apenas uma mala gigante!!) no próximo sábado.

Deixem-me contar algumas coisas que eu percebo aqui:
- Muitos móveis sao fabricados para a melhor utilizacao e maximizacao do espaco interno em um apartamento, pois as moradias sao pequenas. Espaco, aqui, custa muitos (muitos mesmo!!!) Euros.
- Alugar um apartamento é caro, ainda mais quando temos que fazer a conversao de R$ para €, aí dá vontade de chorar. Em compensacao os carros sao baratos comparando com o Brasil.
- Temos muita variedades de paes, frios, temperos e molhos, vinhos e cerveja (tá, nenhuma novidade nisso!)
- As pessoas nao tem apego a coisas materias. É normal vermos algum objeto em frente a porta de entrada de uma casa com um bilhete em cima escrito "Se fores usar, podes pegar".
- Os alemaes, pelo menos aqui em Freiburg, cidade conservadora, nao tem aquela coisa do "culto ao corpo". Pude comprovar no domingo. Sao bonitos à moda deles e estao felizes da vida.
- O atendimento em restaurantes e supermercados é ruim. Poucas pessoas trabalham no atendimento ao público nesses lugares e acumulam funcoes. Empacotador??? Rá! Nem pensar!
- As pessoas sao cordiais umas com as outras. Por exemplo: quando chega-se em um restaurante ou em um bar cumprimenta-se as pessoas mais próximas da mesa que se vai sentar com um "Hallo" ou "Guten Tag/Abend" e, na hora de ir embora, da mesma forma, despedindo-se dirigindo-lhes um "Tschüss" ou "Ciao".

Ainda tenho tanto para escrever... mas vou parar por aqui hoje.
Volto a escrever em breve!

Liebe Grüße,
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário