terça-feira, 10 de agosto de 2010

Hallo! Wie geht's?

Estou escrevendo num teclado "alemao" sem alguns acentos, portanto nao reparem muito na minha escrita.

A viagem foi tranquila até aqui em Freiburg, mas cansativa.
Quase perdi meu voo em Guarulhos, chegaram a me chamar nos autofalantes do aeroporto, situacao constrangedora. Nao sei o que houve comigo, eu estava literalmente "viajando". Cheguei com três horas de antecendência como a companhia pede, despachei a minha mala e fiquei lá sentado... e quase que eu nao embarco.

Cheguei em Paris onze horas depois de deixar Sao Paulo.
Na alfândega havia duas filas, uma para pessoas com passaporte da Uniao Européia e outra fila para pessoas com passportes "do resto do mundo".

Segui para a fila das pessoas com passporte da UE. Estava um pouco nervoso, pois era a primeira vez que eu estava usando o meu passaporte português. Vale lembrar que eu deixei o Brasil como brasileiro, mostrando na alfândega paulista o meu passaporte brasileiro. É assim mesmo, eu saí do Brasil com o brasileiro e cheguei aqui com o português. Nao cometi nenhuma irregularidade. :))

Bom, voltando à alfândega parisiense, chegou a minha vez de me identificar e eu falei no meu melhor francês "bon jour" e mostrei o meu passaporte ao inspetor. Ele nao disse nada, nem respondeu ao meu simpático "bon jour", apenas olhou a minha foto no documento e me devolveu. Nao perguntou nada sobre seguro internacional de saúde, dinheiro, o que eu estava fazendo lá, onde eu vou ficaria hospedado, nada. E o cara nao carimbou meu passaporte. Eu queria o carimbo e o cara nao me deu o carimbo. Eu segui caminhando pelo aeroporto procurando no meu passaporte o carimbo e eu nao o tinha. "Cadê o maldito carimbo dizendo que eu cheguei na Franca tal dia e com o nome do aeroporto??" eu me perguntava e folhava o passaporte e nada. Quase voltei lá na cabine do inspetor para dizer "Tu nao vais carimbar meu passaporte, nao??? É a primeira vez que eu uso o meu passaporte português e eu quero um carimbo nele dizendo que eu passei por aqui para poder mostrar para os meus amigos e para a minha família!!!". Claro que nao voltei. Pensei que ao chegar em Frankfurt eu seria questionado sobre seguro, dinheiro, o que eu farei e onde ficarei. Fiquei tranquilo. "Beleza, nao vou ter o carimbo desse aeroportozinho chinfrim francês mas vou ter o de Frankfurt, o maior da Europa! O mais bonito, o mais limpo o mais alemao de todos os aeroportos do mundo."

Hahahahahaha que tolo!
Cheguei em Frankfurt e nem o meu super passaporte português me pediram. Aliás, nao falei com nenhuma autoridade alema. Apenas peguei minha mala, e saí da zona de desembarque.
E a decepcao??? Gigante!!!! Sem carimbos, sem notificacao de entrada em territorio europeu, nada. Nao tenho como provar para voces que estive aqui!!!! Mas é assim mesmo... sou membro da Uniao Européia e os países membros da UE nao carimbam os passaportes dos viajantes de origem da UE também, para a aduana francesa, por exemplo, nao há diferenca se eu sou português, espanhol, alemao ou italiano.

O aeroporto de Frankfurt é gigante. É o maior aeroporto de carga da Europa. Muito grande mesmo, e bonito.
Para chegar à estacao de trem basta atravessar uma passarela. Tirei uma foto de cima da passarela. Vocês vao poder ver essa foto e outras no link que estará no final desse email.
Aqui na Alemanha as ferrovias sao monopolizadas pela Deutsche Bahn (DB), a qual é dona da Schenker, agora DB Schenker. A DB Schenker é o maior transitário de carga ferroviária e rodoviária da Europa e atuam nos modais aéreo e marítimo também.

Bom, saí do aeroporto e cruzei a passarela para pegar o trem o para Freiburg.
Os trens sao muito bonitos e confortáveis. Paguei EUR 65,00 para viajar 250km até aqui. Os alemaes dizem que é muito caro e que o servico da DB é ruim. Sinceramente, achei caro o trem mas nao achei o servico ruim, apesar do trem ter atrasado mais de 30 minutos, mas de repente o meu nível de exigência seja menor do que o deles.

Quando cheguei estava fazendo um calor infernal aqui.
A cidade é no meio, completamente no meio da Black Forrest ou Schwarzwald. Estamos rodeados por montanhas com árvores altas, portanto, nao há vento, apenas bafo quente, mas a paisagem é bem bonita.
Hoje está chovendo e a temperatura diminuiu, gracas a Deus!

Há muitas árvores pela cidade. Freiburg é limpa e tranquila.
O espaco nas ruas é divido entre os pedestres, carros, motos, bicicletas (muitas), ônibus e o straßebahn (uma espécie de trem e ônibus elétrico que andam em trilhos pela cidade, como os nossos antigos bondes em Porto Alegre, mas caro, EUR 2,10 por viagem).
Tudo funciona! Incrivelmente as pessoas atravessam somente na faixa de seguranca, o pedestre nao atravessa enquanto o sinal nao está verde para ele, mesmo que nenhum carro esteja vindo pela rua. Os carros e as bicicletas param para o pedestre atravessar. A ordem de preferência nas ruas é: straßebahn, pedestre, bicicleta e moto/carro/ônibus.
Juro, vi uma guria de bicicleta ser parada e multada por ter cruzado o sinal vermelho enquanto os pedestres estavam atravessando a rua. Há muitas ciclovias e o trânsito funciona muito bem. Depois das 22 horas o motorista tem que diminuir a velocidade nas ruas e nao pode ultrapassar (pasmem!!!) os 30km/h.
Achei a cidade escura à noite. Postes de iluminacao baixos com pouca luz. Eles dizem que é para economizar energia... calcadas limpas e sem buracos. Cestos de lixos em frente as casas e prédios. É obrigatório a separacao de lixo (papel/vidro/plásticos/orgânico).
Vitrines sem grades, casas sem grades e cercas elétricas, prédios sem câmeras, porteiros, ou segurancas, bancos sem portas giratórias, lojas com mostruários nas calcadas sem acorrentar os tênis ou chinelos, máquinas de bebidas e cigarros espalhadas pelas ruas da cidade, funcionando.

Estive no supermercado... aí vai a lista de precos do que eu comprei até agora:
Xampu Nivea EUR 1,95
Escova de dentes Oral-B EUR 1,95
Desodorante Nivea roll-on EUR 1,75
Creme de barbear Balea EUR 0,85
Coca-Cola 1L EUR 1,05
Leite 1L (Marca do Supermercado, mais barato) EUR 0,50
Achocolatado em pó 500g. (Marca do Supermercado, mais barato) EUR 1,05
Uma caixa com 6 tomates EUR 1,99

E tem mais um monte de coisas que eu leio na nota fiscal e nao consigo traduzir.
Nao achei tao caro. Algumas coisas, como o leite, por exemplo, compensa o preco do tomate.
Na nota vem discriminado o preco de cada produto, o imposto sobre ele, o valor líquido dele e o valor composto com o imposto. A nota ainda mostra o preco total sem imposto e depois o valor a pagar, com o imposto, claro. Ao passar no caixa, a máquina registradora automaticamente (através do leitor de barras) lê os produtos e aplica o imposto atribuído a eles. Por exemplo, para o tomate e o leite e temos 7% de imposto enquanto que para a Coca-Cola e para o creme de barbear temos 19%.
Nessa compra que eu fiz, eu paguei EUR 14,92 (EUR 13,94 sem imposto) nos produtos com 7% de imposto mais EUR 6,46 (EUR 5,43 sem imposto) nos produtos com 19% de imposto.

Comprei um telefone celular pré-pago para mim também. Posso ligar para qualquer parte da Europa e Estados Unidos pagando apenas EUR 0,09 por minuto, incrível, nao?
Anotem aí para ligarem do Brasil:
00 para a ligacao internacional + o número da operadora + 49 código da Alemanha + 176 384 XX 385. Entao fica 00 XX 49 176 384 XX 385. Só nao se esquecam que eu estou cinco horas na frente de vocês!! :))

Ainda estou um pouco atrapalhado por causa do horário e da luz solar. Aqui, às 20 horas parece 17 horas aí no Brasil. Temos noite mesmo somente depois das 23 horas. Antes disso, ainda nao está escuro por completo. Às 5 horas já comeca a amanhecer.

Saí para jantar fora e na hora de pagar a conta quase me ofereci para lavar os pratos do restaurante. Nao dá... é muito caro, porém bem servido. Nao adianta.. enquanto tiver que fazer a conversao para R$ complica. Até agora gostei de tudo o que eu comi e bebi. Paes, carnes, batatas, molhos, frios, sucos, água, leites, refrigerantes... tudo muito bom.

Esse e-mail já está muito longo e nao contei várias coisas. Vou parar por aqui. Sintam-se livres para me escreverem quando quiserem me perguntando tudo. Responderei assim que der, sempre. Ainda nao tenho computador mas em breve terei. Por sinal, achei caro (menos que no Brasil, mas ainda caro) os notebooks. Em compensacao as telas para computador, impressoras e tênis muito baratos!!! Dani!!! Achei uns Asics e Adidas por EUR 30,00 também!!!

Abaixo há um link para vocês verem as fotos (poucas ainda!). Após acessarem o site, cliquem na tag "Germany" que automaticamente vai selecionar somente as fotos que eu tirei aqui. Abaixo de algumas fotos há comentários sobre a história do lugar. Dá para aumentar o tamanho das fotos apenas clicando nelas novamente.

Por ora, era isso!

Saudades, já, mas feliz da vida!

Beijos,
Marcos.

PS.: Tenho um casamento para ir no sábado. Depois conto para vocês!

*Mensagem originalmente escrita no dia 22.07 e editada para postagem no blog no dia 10.08.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário