quinta-feira, 7 de julho de 2011

Viagem a Rodes, Grécia - Parte III

O Colosso de Rodes

Como eu escrevi antes, o famoso Colosso de Rodes está conectado ao cerco feito por Dimitrios, The Besieger, para capturar a cidade. Orgulhosos de sua grande vitória, os Rodianos, com os fundos levantados com a venda do equipamento de guerra deixado para trás por Dimitrios, decidiram erguer uma triunfal estátua de seu grande deus, Helios. O trabalho foi assinado por Chares de Lindos, o qual trabalhou durante 12 anos (304 a 292 a.C.) para erguer o monumento.

Imagem mais frequente representando o Colosso de Rodes
Apesar do fato do Colosso ser considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, tanto técnica quanto artisticamente, existe uma falta de informacoes vitais referente à localizacao ocupada pela obra e sua forma.
Foi calculado que a estátua teria 31 metros de altura. É dito também que Chares moldou os membros, feito de bronze, vagarosamente, in loco, com enormes montanhas de terra, indo de baixo para cima, como se estivesse construindo uma casa.
De acordo com uma fonte, o Colosso ficava na entrada do porto fazendo com que as embarcacoes passassem entre suas pernas. Hoje em dia, é quase certo afirmar que a estátua ficava em terra firme, e o provável local seria a cerca do templo de Helios, perto do palácio dos Grandes Mestres.
Porém, esta "maravilha" nao permaneceu em pé mais do que 66 anos. Durante um violento terremoto em 266 a.C. o Colosso se quebreu, na altura dos seus joelhos, e desabou. Os Rodianos, temendo uma maldicao, nao o reergueram e no chao permaneceu, um amontoado de escombros, por séculos. Entretanto, em 643 d.C., quando os Árabes de Moab pilharam a cidade, eles venderam os pedacos da estátua aos mercadores Judeus. A tradicao diz que foi necessário 900 camelos para transportar tudo.

A lenda em torno do Colosso estava tao intimamente ligada a Rodes que, por centenas de anos, os Gregos e os povos do Oeste se referiram aos Rodianos como "Os Colossos" ou "Os Colossenses".

Nenhum comentário:

Postar um comentário