terça-feira, 10 de agosto de 2010

Notícias de Baden-Württemberg


Olá pessoas!

Amanheci mais velho e lembrei da música abaixo:

"...Recalling, retreating
Returning, retreaving
A small talk your missing
More clever but older now

A leader, a learner
A lawful beginner
A lodger of lunacy
So lucid in the jungle
A helper, a sinner
A boy's happiness smile"*

"...Relembrando, recuando
Retornando, recordando
Uma pequena conversa, sua falta
Mais sagaz porém mais velho agora

Um líder, um aprendiz
Um leal iniciante
Um locatário de insensatez
Tão lúcido numa selva
Um ajudante, um pecador
O sorriso de felicidade de um garoto"*

*Trecho editado pelo autor do post.
Música: Rebirth
Autor: Angra


Por aqui, tempo instável, temperatura agradável, chove e para diversas vezes ao dia desde quinta-feira passada.

Sábado eu fui a um casamento. Eu estava um pouco preocupado quanto à roupa que eu deveria usar, uma vez que eu nao trouxe calca social, camisa nem sapatos. Me disseram que eu nao precisava me preocupar com a roupa, que seria uma cerimônia simples e tal... mas é claro que eu estava preocupado. Primeira semana aqui, o cara vai num casamento, o único diferente, o único que nao fala alemao, o único de olhos castanhos e cabelos pretos e ainda mal vestido?? Aí nao dá, né!?!?! Falei com a noiva para tirar a dúvida e ela me disse que eu poderia vestir uma camisa com uma calca jeans que estaria bem trajado. Legal, mas eu nao tinha sapatos, precisava de um. Lá fui eu comprar um par de sapatos e uma camisa para combinarem com a minha calca jeans preta que eu trouxe comigo.

O casamento foi no sábado de manha, às 11hs. Aqui, os casamentos sao pela manha.
A cerimônia foi celebrada pelo prefeito da cidade, na prefeitura, numa cidade nas montanhas, no meio da Black Forrest, chamada St. Peter. Entramos numa sala da prefeitura, os noivos, as famílias dos noivos e os amigos mais próximos. Os outros convidados ficaram aguardando a saída dos noivos em frente à prefeitura para felicitá-los. Nao entendi nada do que foi falado, mas deu para sentir o clima de emocao das famílias e dos noivos. O noivo trajava terno e gravata e a noiva uma saia um pouco acima dos joelhos, branca e rosa, com uma blusa e casacos nas mesmas cores. Simples, nada muito chique. Os convidados, com excecao dos pais dos noivos e os irmaos, estavam vestidos como eu, jeans, camisa e sapatos. Sorte, nao paguei vale! Foi uma cerimônia rápida. Depois, os noivos receberam os convidados, inclusive aqueles que nao participaram da cerimônia, com um coquetel num dos corredores de uma igreja que ficava em frente à prefeitura onde o casamento foi celebrado. Para beber, suco de laranja misturado com champangne ou só suco ou só champagne e alguns bolos e doces. Ficamos lá por mais de uma hora e depois fomos para um restaurante almocar. Somente as pessoas que estavam na sala da prefeitura onde foi realizado o casamento foram ao almoco. Restaurante chique e comida (carne de gado e porco) boa. Todos sentados em uma grande mesa. Ah... antes disso, na saída da sala onde foi realizado o casamento, os pais dos noivos vieram até mim e se apresentaram, falando em inglês. Eles sabiam até o meu nome... foram simpáticos. Na mesa, a tia da noiva puxou conversa comigo, em inglês, e a avó da noiva, em alemao, falou que eu era muito parecido (leia-se bonito) com o ídolo dela em sua infância. Ficamos até às 17hs no restaurante e depois fomos embora. Nao tenho fotos, infelizmente.

Tenho caminhado muito, faco tudo a pé. Nao uso o transporte coletivo pois é caro e é melhor ir a pé pois assim conheco a cidade, vejo os nomes das ruas e tal... ontem orientei um norueguês a chagar na estacao de trem. Ele está fazendo uma viagem pela Europa de trem, sozinho. Só parou em Freiburg para com comprar comida e cerveja.

Essas caminhadas sao um bom exercício, mas os croissants estao me matando.
As padarias sao muito boas, muitos paes diferentes, paes doces, folhados, reacheados, quentes, frios, de tudo o que é jeito. Há baguetes, aos montes também, de tudo o que é tipo e tamanho. Nos supermercados é possível encontrar salsichas de todos os tamanhos e cores. A carne de gado é cara (EUR 7,50 / 400gr.). Podemos comprar as bebidas em garrafas plásticas e depois as devolvemos vazias e recebemos EUR 0,25 por embalagem (com a tampa). Uma água de 500ml a gente paga EUR 0,50 depois de bebermos (claro!) devolvemos a garrafa e pegamos metade do valor que pagamos nela de volta. Os valores dos vazilhames sao de EUR 0,15 e EUR 0,25, dependendo do plástico que é usado para a fabricacao das embalagens.

Já visitei o estádio do SC Freiburg, o Schlossberg, onde foi fundada a cidade, a catedral, que foi auma das únicas construcoes nao atingidas durante o bombardeio inglês a Freiburg, na II Guerra, em 27/11/44 (foto ao lado) e outros tantos lugares.

As mulheres, quando está quente, vestem saias. Ok! Legal! Normal, né?!?!
Só que elas andam de bicicleta... aí, dá para ver "tudo". Notei que ninguém repara nelas... só eu, claro, fico com cara de abobado, olhando... mas estou me acostumando. Tento nao olhar, mas...

Estou me preparando para voltar aos meus tempos de colégio, pois segunda-feira comecam as minhas aulas de alemao. Estou ansioso.

Prometo tentar escrever mais emails menos longos, mas quase nao paro na frente do computador. Televisao, nao sei o que é isso até agora! Só assisti o GP de F1, com intervalos no meio da corrida, e nada mais.

Ganhei dois livros e uma cachecol do SC Freiburg de aniversário.
Dia 11 comeca a Bundesliga! Estarei lá, de camista azul (reserva, a titluar é vermelha) do Freiburg.

Acessem o Panoramio. Há novas fotos lá, mas ainda estou atualizando as "tags".

A todos, um grande beijo!
Marcos.

*Mensagem originalmente escrita no dia 30.07 e editada para postagem no blog no dia 10.08.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário