domingo, 19 de junho de 2011

Festivais de Música na Alemanha

Hallo!

A primavera está aí, aliás, aqui, quase verao já, e os festivais de música se espalham por todos os cantos da Alemanha (e Europa).

O país tem o maior festival de música europeu, o Bochum Total, na cidade que dá nome ao espetáculo. O evento deverá ter aproximadamente 1 milhao de visitantes durante os quatro dias de shows, entre 21 e 24 de julho. Estilo de música variado, da eletrônica ao heavy metal.

Site: http://www.bochumtotal.de/


O segundo maior festival de música alemao, é o Schlagermove, em Hamburgo, que será realizado nos dias 1° e 2 de julho e que deverá contar com um público em volta de 450 mil pessoas. Schlager é o nome de um tipo de música alema, que surgiu no início do século passado. Na língua germânica, "schlager" pode dar a idéia de algo que vende bem e que muitas pessoas gostam.

Site: http://www.schlagermove.de/


Com uma estimativa de 400 mil visitantes, o festival Das Fest, em Karlsruhe é o terceiro maior da Alemanha.
Estilos rock e pop e DJ's predominam. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho.

Site: http://www.dasfest.net/


O Rheinkultur é o único, dos grandes festivais na Alemanha, que nao cobra ingresso. É livre! Entrada franca!
Sao esperados 170 mil pessoas na cidade de Bonn, ex capital da Alemanha Ocidental, no dia 2 de julho, para curtir rock, pop, rap, reggae e muitos DJ's.

Site: http://www.rheinkultur.com/


Em 5° lugar vêm os grandes Rock am Ring e Rock am Park. O primeiro é realizado em Nürburg, no autódromo de Nürburing e o segundo em Nürnberg. Entre os dias 3 e 5 de junho as bandas viajaram de uma cidade a outra para tocarem em ambos os eventos, que sao realizados ao mesmo tempo.
Destaque para Cold Play, Kings of  Leon, Social Distortion, Avenged Sevenfold, Beatsteaks, System of a Down, Korn, In Flames, entre outros. Estilos diferente de músicas marcam os eventos, com um público estimado em 140 mil em cada cidade.
Os festivais foram transmitidos pela rádio, TV e live stream na internet.

Sites: http://www.rock-am-ring.com/ e http://www.rock-im-park.com/


Porém, o melhor de todos, para o meu gosto, com certeza é o Wacken Open Air ou apenas W:O:A, o maior festival de heavy metal do mundo. Sucesso ano após ano, os ingressos para a edicao de agosto, entre os dias 4 e 6, esgotaram-se ainda em fevereiro. Nos últimos seis anos o festival teve todos os ingressos vendidos com grande antecedência, sendo que para o festival em 2009 já nao havia mais ingressos em dezembro de 2008. Com o slogan "Louder Than Hell", bandas de peso e uma organizacao e seguranca impecáveis, os organizadores atraem 80 mil pessoas de todos os cantos do planeta para o pacato vilarejo que dá nome ao evento, de pouco menos de 2 mil habitantes, no norte da Alemanha.
Ainda, o festival é o organizador do Metal Battle: competicao em dezenas de países entre bandas nacionais. O vencedor de cada país vai para Wacken. O Metal Battle realizado no Brasil é o maior do mundo. Em 2011 contou com mais de 500 bandas e, até o momento, ainda nao foi definido a banda vencedora.

Destaques desse ano: Avantasia, Blind Guardian, Children of Bodom, Cradle of Filth, Helloween, Iced Earth, Judas Pries, Kreator, Motörhead, Morbid Angel, Ozzy Osbourne, Primal Fear, Rhapsody of Fire, Saltatio Mortis, Sepultura, Subway to Sally, Suicidal Tendencies, entre outros.

Site: http://www.wacken.com/
Site do Metal Battle no Brasil: http://www.metal-battle.com.br/


Para finalizar, nesse final de semana foi realizado o Hurricane e o Southside Festival, em Scheeßel e Neuhausen ob Eck, respectivamente. As bandas se alternaram entre as duas cidades para levar muita música à uma plateia estimada em 60 mil pessoas em cada cidade.

Destaques: Foo Fighters, Incubus, The Chemical Brothers, Sum 41, Sick Puppies, My Chemical Romance e outros.

Sites: http://www.hurricane.de/ e http://www.southside.de/


Acessem as páginas que eu deixei aí, vale a pena. A maioria tem a opcao em inglês.
Procurem pelos links "bands", "programm" ou "spielplan" para verem a programacao completa das bandas.
Ainda, destaco os links de suporte a quem tem interesse de ir a um desses festivais, como mapas, localizacao, como chegar, qual caminho pegar, onde acampar, onde estacionar o carro. Me impressionei com tamanha atencao destacada para esses itens. Os sites do Wacken e Rock am Ring / Park sao realmente muito bons, na minha opiniao.

Espero que gostem!

Tschüss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário