segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Procura-se Apartamento para Alugar

Estive vendo uns apartamento esse final de semana, para alugar, pela internet.
Tem de tudo, para todos os gostos, em todas as regioes de Freiburg. O problema é o preco.
Nao, na verdade nao é o preco do aluguél. Sim, é, também, se formos converter para R$, pois aqui o m² é caro... mas nao é sobre o valor do aluguel em si que eu quero falar.

Cuida só a malandragem!

Procurei um apartamento com dois quartos, uma "salinha", um banheiro e cozinha. Os precos foram variados, mas o que mais me incomodou, e muito, na verdade estou muito muito p*** mesmo é que a comissao para a imobiliária, quem paga é o locatário e nao o locador. Tao pensando que é pouco? Nada se tratando de valores que envolvam transacoes imobiliárias é barato aqui.
O bobo aqui tem que pagar a comissao equivalente a um mês de aluguél multiplicado por 2,38 para a imobiliária/corretor. Pegaram? Pegaram?

Nao? No primeiro mês na nova moradia tem-se que pagar o aluguél + a comissao + a caucao. Além, claro, da eletricidade, telefone/internet, condomínio... mas nao vou contabilizar esses valores.

Vamos ver números, que é o que o povo gosta!
Aluguél, sem aquecimento, telefone/internet, eletricidade e taxa do lixo (um aburdo de caro!): € 800,00
Comissao: € 1904,00 (2,38 x 800)
Caucao: € 2.400,00

Bom, de saída, só para botar os pés dentro do apartamento "novo" o cara marcha em € 5.104,00.
Bah... vi essa cifra escrita aí em cima e até me deu uma palpitacao aqui no peito...

É palhacada ou nao é? Nao, nao vem me dizer que nao é, pois é!

Pior! Essa comissao nao é regulamentada. Todas as imobiliárias usam esse índice para calcular a comissao, acho que num acordo "amigo" entre elas. Pior ainda! Freiburg é uma das poucas cidades onde esse valor é cobrado. Sabem porquê? Por que aqui no sul da Alemanha as pessoas tem mais dinheiro e, nao só podem pagar, como pagam. É uma cidade onde tem muitos estudantes com dim-dim...
Palavra de um corretor, nao minha: O dia que as pessoas que procuram apartamentos para alugar nao quiserem pagar mais, vamos ter que deixar de cobrar essa taxa.

Vejam bem, nao sou contra as imobiliárias nem corretores, mas esse valor, no meu ponto de vista, teria que ser pago pelo proprietário do imóvel e nao pelo inquilino.

Já viram né! Vou fazer um levante aqui em Freiburg, denominado de "O Proprietário que Pague!"
Cadê o Procon alemao??? Ah, se eu encontro o tal do Procon alemao vou lá e reclamo, em qualquer língua, nem tô...

Isso porque eu nao falei da máfia dos combustíveis ainda... Sim, aqui tem também! Ou estao achando que alemoada aqui nao sabe o que é cartél?? Hahahahaha
Me aguardem!

PS: Esquentou aqui! Agora, 4,2°C. Estou até suando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário