domingo, 3 de julho de 2011

Viagem a Rodes, Grécia - Parte I

Olá!

Já estou de volta das minhas férias. O tempo voou nos oito dias que passamos na ilha de Rodes, mas valeu muito.

Antes de contar sobre a viagem, deixo algumas curiosidades sobre o local.

Rodes, em português, Rhodes, em inglês, Rhodos em alemao, Ῥόδος em grego ou, traduzindo, Ródos ou Rhódos no grego antigo. 

Origem do nome
Há algumas versoes para o nome da Ilha. A primeira, de acordo com Pindar, poeta grego que viveu por volta dos anos 500 a.C, está conectada ao mito que diz que quando Zeus derrotou os Gigantes, tornando-se o mestre da Terra, ele decidiu dividí-la entre os deuses Olímpicos. Durante esta divisao, Helios, o Deus do Sol, nao estava presente e ninguém lembrou de incluí-lo na partilha, deixando o mais puro dos deuses sem uma terra para ele. Quando Helios voltou, reclamou com Zeus sobre a injustica cometida e ele pediu para que o Pai dos deuses lhe prometesse o primeiro pedaco de terra que surgisse. E, realmente, enquanto ele falava, uma linda ilha comecou a emergir das profundezas do mar azul. Era Rodes. Tomado por felicidade, Helios banhou a ilha com sua própria irradiância e fez dela a ilha mais amada do Mar Egeu.

Outro mito abribui a origem de Rodes ao amor de Helios por Rhodos, filha de Poseidon, o Deus do Mar. Quando Helios a viu, ele ficou completamente apaixonado e fez dela sua esposa. Juntos, tiveram uma filha e sete filhos. De acordo com o mito, um dos seus filhos, Kerkafos, teve três criancas, Kameiros, Ialissos e Lindos, os quais construiram as três maiores cidades na ilha.

Mais duas versoes dizem que o nome da ilha vem da palavra "rosa" em grego ou ainda que Rhodos era uma ninfa.

Reconhecimento
Rodes, A Esmeralda do Mediterrâneo ou A Ilha do Sol, como é chamada, por sua beleza natural e seus tesouros arqueológicos, foi proclamada como patrimônio histórico da humanidade, pela UNESCO.

Geografia
A ilha está situada a sudoeste do mar Egeu e é a maior da regiao e capital de um complexo das 12 maiores ilhas, o Dodecaneso, e mais de 160 outras menores.

Rodes tem uma área de 1400 km², extensao de 78km e largura de 38km, entre seus pontos mais distantes. A linha costeira tem 220km dividida entre praias com areia e falésias íngremes. As montanhas mais altas sao Attavyros (1215 m), Akramytis (825 m) e Profitis Ilias (798 m).

Clima
Rodes tem em média 300 dias de sol ao ano. O sol contínuo e o clima moderado fazem da ilha uma terra adequada para o cultivo da viticultura. O seu clima ótimo, o terreno fértil e a sua posicao geográfica sao as principais razaoes que fizeram a ilha ser densamente povoada desde a antiquidade até o presente. Hoje, Rodes tem mais de 110 mil habitantes e recebe por ano mais de 1,25 milhao de turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário