quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Staufen, a Cidade de Johann Georg Faust

Hallo!
Estive em Staufen há dois finais de semana atrás, lugar até entao completamente desconhecido para mim. Vilarejo com pouco menos de 8.000 habitantes, bonito, organizado, limpo como todos os outros vilarejos ou "cidades" aqui na Alemanha devem ser. Até aí nada de novidade. O que me chamou a atencao, antes de chegar à pequena Staufen, era um castelo no alto de uma colina que podíamos ver de longe, ainda da estrada, e que ficava cada vez maior à medida que nos aproximávamos.

Estacionamos o carro no pé da colina. Até agora nao sei ao certo o que me mais me impressionou: se o castelo no topo ou as videiras por toda a circunferência da montanha. Muito bonito mesmo!

Mefistóteles quebra o pescoco de Fausto
Fomos até o centro histórico da cidade para tomarmos um café e um sorvete.
Lá pude entender um pouco mais do motivo desse lugar ser um ponto turístico do sul da Alemanha. Apesar de termos uma bela vista do castelo enquanto caminhamos pelas ruas da cidadela, o que todo mundo quer ver e fotografar é mesmo o Lions Inn (Löwen), local onde Dr. Fausto morou e morreu ou foi assassinado por Mefistóteles, o demônio, como diz a lenda, por volta de 500 anos atrás.

Nao vou dissertar linhas e linhas sobre Fausto, pois pouco sei. Na verdade agora sei mais do pouco que eu sabia. Ele foi um lendário alquimista e mágico e muitas vezes consultado como curandeiro, vidente e astrologista também. O personagem que eu pensava ser apenas uma criacao de Goethe, realmente existiu historicamente. Sei também que antes de Goethe muitos outros autores escreveram sobre Dr. Fausto, porém foi no livro "Fausto, uma Tragédia", escrito em 1808, que Fausto atingiu sua máxima expressao. Em 1826 Goethe nao convencido sobre o entendimento e conhecimento do seu personagem, comeca a escrever "Fausto, Segunda Parte da Tragédia em Cinco Atos", publicado postumamente. Ainda hoje o mito do Dr. Fausto serve de inspiracao para inúmeras publicacoes e temas músicais como os discos Epica e Black Halo da banda de Heavy Metal Kamelot.

De acordo com a lenda, Fausto fez um pacto com o demônio para viver 24 anos sem envelhecer. Durante esse tempo o diabo serviria a ele, conforme cotrato assinado com o seu próprio sangue, em troca de sua alma. No fim do acordo, Mesfistóteles honrou o acordo e levou Fausto para o inferno.

Historicamente, Fausto morreu em 1539, provalmente numa explosao enquanto lidava com experimentos químicos, porém antes, seria recrutado pelo Lorde Anton de Staufen para transformar a prata que vinha das minas em ouro.

Voltando à história do castelo que mencionei no início da postagem.
A fortaleza foi construída no século XI para proteger as ricas minas de prata em Münstertal, uma vez que elas eram a principal fonte de renda dos Lordes de Staufen.
Em 1602 a família dos Staufen acabou e durante a Guerra dos 30 Anos os suecos ocuparam a cidade. Em 1632 o castelo foi destruído e queimado.

Postarei fotos em breve sobre a visita a Staufen.

Tschüss!
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário