segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ainda Staufen

Hallo!

Me empolguei um pouco escrevendo sobre o Faust e esqueci de contar sobre a visita no castelo.
Bom, como vocês poderao ver no álbum de fotos "Staufen (Sommer 2010)", aí do lado direito, e conforme eu relatei no post anterior sobre a minha visita à cidade, o castelo fica no topo de uma montanha, a qual é rodeada por videiras. Durante a subida, pude ver algumas macieiras também, com belas macas penduradas nos galhos. Me aproximei de uma das árvores e pude ver vááárias, bem bonitas e prontas para serem comidas. Fiquei meio constrangido de comecar a pular e tentar agarrar uma... olhei para o chao e?? Achei várias... bem verdinhas e parecendo suculentas como as que ainda nao tinham caído do pé. Rá! Nao pensei duas vezes: catei uma do chao, limpei na camiseta e mandei ver. Muito boa, mas ácida. Havia muitas uvas também mas nao tive coragem de arrancar um cacho para comer. Seria muita cara de pau...
Continuei caminhando e subindo, batendo foto e subindo mais um pouco, mais fotos da paisagem e mais uns passos em direcao ao castelo, quando, de repente, na porta do castelo, a bateria da máquina se foi...
Frustracao total!!! Bom, na verdade, por dentro, é só ruína... Nao sei se eu teria muitas coisas para fotografar, mas me chateou. Subi até o topo, onde há uma bandeira da Alemanha e de lá dá para ver tudo ao redor da cidade. Fiquei me imaginando como um "guarda", dentro de uma daquelas minúsculas guaritas em 1600 e poucos vendo os suecos se aproximarem do castelo. Legal!

Seria cômico se nao fosse trágico dizer que Staufen afunda 1cm por mês.
Sim, é verdade.
Em 2007, depois que o prefeito resolveu contratar uma empresa para perfurar o solo para usar o aquecimento subterrâneo para a prefeitura -construída em 1546- muitas casas comecaram a apresentar rachaduras. Vocês podem ver claramente na segunda foto da casa do Fausto, as rachaduras na vertical. Seguido assistimos matérias nos jornais ou na TV sobre o que está acontecendo lá. Muitas pessoas tiveram grandes prejuízos tentando reformar suas casas, porém, as rachaduras voltam com o passar do tempo.

Leiam a matéria, em inglês, publicada pelo Spiegel, em 2008 sobre o assunto acima.

Boa semana a todos.
Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário