quinta-feira, 17 de março de 2011

FC Portugiesen Freiburg e.V.

Hallo!

Na busca pela minha adaptacao ao novo lugar onde estou morando, resolvi sair à procura de alguma coisa para fazer no meu tempo ocioso, ou em parte dele. Nao tenho relacao de amizade com ninguém aqui, nem de perto como eu tinha com muitas pessoas em Porto Alegre. Nao costumo sair para ir a algum bar com amigos, por exemplo, ou nao me reúno com amigos na casa de alguém para fazer churrascos e jogar conversa fora.

Bom, pensei: o que eu gosto de fazer? O que eu posso fazer, que eu goste, e conhecer novas pessoas?
Simples: jogar futebol, claro!

Acontece que aqui em Freiburg nao existe futebol indoor (futebol sete) ou futebol de salao. Aqui só tem futebol "de campo", aquele onde os times jogam com 11 para cada lado, naquele gramado imenso, onde tu corres atrás da bola e parece nao ter fim o campo, só paras quando tropecas na tua própria língua e com as goleiras tao grandes que a gente pensa como é que um centroavante profissional pode perder um gol de dentro da área pequena.

Bom, acessei a internet semana passada para procurar onde eu poderia jogar.Fui no Google e comecei a digitar grupos de palavras como "Amateur + Fußball + Freiburg" e coisas do tipo.
Achei um site que listava todos os clubes amadores de Freiburg, ou pelo menos, os mais conhecidos.
Para a minha grande surpresa e felicidade lá estava o FC Portugiesen Freiburg e.V.
Entrei no site e logo de cara, na página inicial estava lá escrito em bom e claro português Bem vindo à página virtual do Clube Português de Freiburg. Me senti "em casa" pela primeira vez aqui na Alemanha!
Fucando no site percebi que o clube tem três times: o principal, o segundo time e o time dos veteranos. Continuei vasculhando o site e encontrei dois nomes e os respectivos e-mails de contato. Os nomes eram portugueses. Nao tive dúvida e mandei um email em português me apresentando, dizendo o que eu estou fazendo aqui e queria jogar futebol no clube deles. No final do dia recebi uma resposta curta e grossa Olá! Meu telefone é tal. Me telefona e conversamos. Cumprimentos, Paulo.
Como só vi o email tarde, liguei no outro dia, quarta passada. A ligacao estava horrível e além disso eu nao entendi muito o português do Paulo, por causa do sotaque, pois, é claro, ele fala o português de Portugal.
Ele disse que eu poderia ir na sexta às 19:30 no treino para conversarmos, pediu desculpa, pois estava dentro do vestiário e desligou.
Bom, sexta eu nao podia, pois eu trabalho, mas nao tive tempo de dizer a ele. Mandei outro e-mail para ele explicando o motivo de eu nao ir na sexta-feira e dizendo-lhe que eu iria na quarta-feira seguinte (ontem), no mesmo horário.

Muito bem! Ontem, conforme eu escrevi para o Paulo, lá estava eu, parado em frente ao portao azul que dá acesso aos campos de futebol. Sao vários! Lá é a "casa" do time feminino do SC Freiburg, o Schönbergstadion.
Logo o Paulo chegou e veio falar comigo. Fomos caminhando até o restaurante e ele querendo saber como eu, nascido em Lisboa e criado no Brasil tinha tantos sobrenomes alemaes. Ele me contou que em Freiburg há bastantes portugueses e brasileiros. Do lado de fora do restaurante fui apresentado ao técnico do time principal, José Abreu, português também. Logo em seguida o Paulo falou "Bom, é isso aí! Treinas hoje e depois conversamos". E eu pensando "Como assim?? Vou treinar com o time principal?"

Bom, lá fui eu, treinar com o time principal. Logo no vestiário, percebi que a maioria estava vestindo calcas de abrigo e eu fiquei me perguntando se todos eles eram goleiros. Muito ingênuo eu. Quando saímos para o campo que eu me dei conta que, como chovia muito, nao iríamos treinar no campo de grama e sim num campo de terra batida, que, com a chuva, tinha virado lama. Eu com as minhas chuteiras de futebol sete, para grama sintética e vestindo calcao, comecei a rezar, já prevendo o que aconteceria.

No aquecimento fui bem, mas já cansei um pouco. Ah! Vale dizer que a última vez que eu joguei futebol foi em julho do ano passado, futebol de salao, em Camaqua, com os amigos do Martim.
Depois veio um treinamento técnico, de passes curtos. O José Abreu dava as instrucoes em alemao e depois chegava do meu lado e falava em português para mim, sem problemas.
Errei no início, pois nao tinha entendido o movimento de correr. Tínhamos que dar o passe e correr para um ponto marcado no campo e eu nao tinha entendido isso. Depois que eu entendi, foi tudo numa boa, mas já estava ficando cansado, o ar estava faltando já, mas estava legal, bem legal!
Passado esse treino, veio um jogo de 4 contra 4. O time que perdia a bola tinha que se reposicionar rapidamente com todos os jogadores atrás da linha da bola para se defender. Aí foi judiaria! Quase pedi penico! Numa dessas, já sem o controle das minhas próprias pernas, num esforco gigantesco para correr atrás da bola, caí. Deslisei na lama, de peixinho, sabem? Sabe quando o cara está correndo e caindo e nao para? Nao tem como parar... fui correndo e caindo, caindo e correndo até que aterrisei de peito na lama... abri os dois joelhos. Mas nao dá nada, o que vale é a "diversao"!
Bom, como desgraca pouca é bobagem, depois tivemos que fazer testes te corrida, arranque. Nao tinha mais fôlego e nao forcei para nao passar mal ou algo do tipo. Meus joelhos estavam machucados e doendo e o ar tinha ido embora.
Ainda, depois da corrida, em grupos de três, um lancava a bola na lateral do campo e os outros dois corriam para a área e invertiam de posicao, um correndo para a primeira trave e outro para a segunda. O maluco da ponta cruzava para um dos dois na área e o cara tinha que finalizar a gol. Na primeira bola que veio para mim o que eu fiz? Caí de novo! Chuteira de futebol sete, com a sola gasta, jogando na lama, só podia dar nisso. Levantei e continuei.
Por último, treino de finalizacao. Bola parada e bomba no goleiro.
Primeira série: de onze chutes, vazamos o goleiro três vezes e eu nao marquei.
Segunda série: de onze tentivas, fizemos quatro gols. Eu nao marquei de novo e o técnico disse que era a última tentativa e que queria ver onze gols.
Legal!
Terceira e última série: dez tentativas e dez gols. Eu era o último a chutar. E a responsabilidade?
Chutei... a bola bateu na trave esquerda, correu atrás do goleiro, bateu na direita e....
GOL! ou melhor: drin, drin, drin, driiiiiiin!!!! TOR!
E aí acabou o treino.

Irei treinar todas as quartas até o meio de abril e depois disso às quartas e sextas. Se vou continuar no time principal, nao sei. Até acho que nao, pelo menos nao agora, pois a diferenca de preparo físico deles é gigante se comparado comigo. O time principal está em segundo lugar na classificacao do campeonato da regiao.

Bom, deixo aqui uma foto minha, tirada ontem, de como eu cheguei em casa após o meu primeiro treino.




















PS. Nao pareco um guri de 10 anos voltando do futebol do colégio?

Um comentário:

  1. Tô com câimbra nos carrinhos da boca de tanto rir. Irada tua narrativa! Vamos ver se agora tu abandona o cigarro, ou vai ter que comprar um tubo de oxigênio, hahahahaha Isso aí meu irmão, afunda estes alemães, mostra a virilidade e garra inspirada no tricolor. Abs

    ResponderExcluir