terça-feira, 7 de junho de 2011

E. Coli e o Fio de Cabelo

Olá!

Como vocês já devem ter lido ou assistido nos noticiários, a Alemanha está enfrentando um surto da bactéria Escherichia Coli Enterohemorrágica (EHEC), vindo de vegetais crus, especialmente cultivados no norte do país, porém, nao consegue-se precisar de quais alimentos especificamente. O Ministério da Saúde alemao, muito criticado pela demora em encontrar o foco da bactéria, já disse que a mesma vinha do pepino e do tomate, depois da alface agora dizem que vem do broto de feijao. Até agora há casos de mais de 2700 pessoas infectadas com 22 mortes, sendo 21 na Alemanha.

Das 40 amostras vindas das hortas de um distrito da Baixa Saxônia, estado do norte alemao, 23 deram resultado negativo para a contaminacao do EHEC e as demais ainda estao sendo analisadas.

Com a queda do consumo de vegetais, a Comissao Europeia vai solicitar uma ajuda financeira aos produtores agrícolas prejudicados pela crise. Ainda, agricultores da Franca, Bélgica, Holanda e Portugal já pediram ajuda à Comissao, além dos espanhóis, que por conta de uma notícia infeliz, de que os "pepinos espanhóis" eram o foco da transmissao da E.Coli, divulgada pelo governo alemao e desmentidas por testes feitos em laboratórios, pedem uma indenizacao de mais de EUR 225 milhoes, devido aos prejuízos causados a seus produtores.

Daí entao, sábado passado, estava eu num estabelecimento que reúne várias bancas de comidas típicas de outros países, quando percebi que um cliente estava em frente à banca que vende comida chinesa reclamando que havia um cabelo em meio a comida. Sabem qual foi a explicacao da atendente? "Nao senhor, nao é um fio de cabelo, é um 'fiapo' do broto de feijao" (muito usado na culinária chinesa). Só faltou ela dizer "cultivado na Baixa Saxônia!!!!!!".

Moral da história: se encontrares um fio de cabelo em sua comida, nos dias atuais, aqui na Alemanha, nao reclame nem peca explicacoes. A verdade pode ser ainda pior.

Tschüss!
Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário