sábado, 18 de fevereiro de 2012

Procura-se um Presidente

Olá!

Na manha de hoje, o até entao presidente da Alemanha, Christian Wulff -indicado por Angela Merkel e do mesmo partido, Uniao Democrata Crista- fez um pronunciamento na TV e comunicou que estava renunciando ao cargo.

O ex presidente, que foi o mais jovem da história da Alemanha, e o primeiro católico em mais de 40 anos, alegou que a queda de confiança em seu trabalho por parte do povo alemão o levou à essa decisão.

Mas não é bem assim...
Na noite de quinta-feira, ontem, portanto, a promotoria pública de Hannover, capital de Sachsen (Baixa Saxônia), onde Christian Wulff tinha sido governador antes de ser eleito presidente, pediu a suspensão de sua imunidade para que ele pudesse ser investigado criminalmente.

A ameaça da perda da imunidade é um caso inédito aqui.
Depois de muitas investigacoes, há indícios fortes que Wulff tenha usado seu cargo de governador de Sachsen para proveito próprio, de acordo com o relatório da promotoria.

Mas afinal, por que o povo alemão perdeu a confiança em seu presidente?

O ex presidente omitiu, em dezembro passado, que recebeu da esposa de um amigo e empresário de longa data, Ego Geerkens, um empréstimo de 500 mil euros, a juros bem abaixo dos praticados no mercado, para comprar uma casa. Detalhe: o empréstimo foi em 2008, quando ele era governador ainda e não presidente.

Questionado pelo Partido Verde do seu estado, ainda em 2010, Wulff negou ter relacoes comerciais com Geerkens ou suas empresas. Porém,o jornal Bild correu atrás de informacoes e divulgou um artigo, em janeiro, sobre o empréstimo. O gabinete presidencial, então, confirmou que o dinheiro vinha da esposa do empresário.
O porta-voz da presidência disse que Wulff respondeu corretamente ao ser questionado, já que a pergunta fazia referência aos negócios com Geerkens e não com sua esposa. Para a oposicao, no entanto, o presidente ocultou a verdade.

As acusacoes não param por aí. O ex presidente é acusado de outros favorecimentos. Além do aceite do empréstimo em condicoes favoráveis, ele tirou férias com tudo pago com empresários com quem mantinha relacoes comerciais na época em que era governador.

Um desses empresários, o produtor de filmes Davir Grönewold, teria bancado as férias de Wulff na ilha de Sylt, no norte da Alemanha, e o convidado para ir a Munique durante a Oktoberfest.
Ainda, o produtor teria presenteado o ex presidente com um telefone celular. A promotoria pública tenta descobrir se, em troca, o então governado de Sachsen teria disponibilizado dinheiro para os projetos de Grönewold.

Se a situacao estava ficando feia para Christian Wulff, piorou editora Axel Springer (grupo ao qual pertence o Bild) confirmou informações divulgadas pela revista Der Spiegel de que Wulff teria não só tentado a intervenção do diretor-geral da empresa, Mathias Döpfner, para barrar a publicação de reportagem sobre os créditos imobiliários comprometedores, como também teria feito ameaças.

De acordo com o Spiegel, Wulff teria deixado um recado na secretária eletrônica do celular do chefe da editora, no qual se referia a uma "campanha" do Bild e à criacao de um escândalo despropositado.

Ao retornar o telefonema, prossegue o Spiegel, Döpfner encontrou o presidente "exaltado", o qual teria feito ameaças expressas: caso o artigo sobre o crédito imobiliário privado fosse publicado, isso significaria guerra entre a presidência e a Springer até o fim do mandato de Wulff.

O Bild já havia confirmado há alguns dias que Wulff também deixou um recado de voz na caixa de mensagens do editor-chefe do jornal, Kai Diekmann, ameaçando cortar relações com o periódico, sobre o qual cairiam "ações legais" caso decidisse publicar detalhes do tal empréstimo.

Bom, o final vocês leram lá no início.
Notaram que é tudo "suspeita"?
Perceberam que nada foi provado e muito menos o ex presidente indiciado por algum crime e julgado.
Bastou a desconfiança e a divulgacao dos fatos por parte da imprensa.

Aliás, ano passado, o Ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg (nome completo: Karl Theodor Maria Nikolaus Johann Jacob Philipp Franz Joseph Sylvester Freiherr von und zu Guttenberg), se viu obrigado a renunciar ao cargo quando veio a público que ele plagiou seu trabalho acadêmico de doutorado.

E se alguém está se perguntando Ué, mas não é a Angela Merkel a presidente da Alemanha?
Bom, amanha eu explico como funciona o sistema político alemão.

Tschüss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário